A função da biblioteca especializada e proporcionar aos alunos com necessidades especiais, matriculados na UFMG suporte acadêmico para que esses alunos não tenham sua formação prejudicada devido à falta material adequado as suas necessidades. Além de um ambiente preparado que oriente os usuários, como por exemplo, o piso em relevo, o acervo dessa biblioteca também é diferenciado, sendo tratado de forma á atender um usuário especial. Mas vale lembrar que essa preocupação de ter uma biblioteca que inclua pessoas com deficiência é nova, por isso o conhecimentos e as soluções para essa problemática ainda são imaturos.
Não existe uma biblioteca especial o que há são bibliotecas com espaço especial para atender usuários com necessidades especiais. Dentro da UFMG esse espaço está localizado dentro da biblioteca da FAFICH, o CADV (coordenado pela Sr.ª Vera Nunes). Nossa universidade nesse requisito tem deixado a desejar, o CADV é o único espaço especial da universidade. Funciona em condições bem prematuras e precárias. De acordo com a coordenadora do espaço, a universidade PUC-MINAS é referência em inclusão de usuários especiais em bibliotecas.
O acervo do espaço CADV é composto por fitas VHS, livros em braile, embora não ser muito usado, porque tanto os alunos, quantos os professores não conhecem sabem decodificar essa linguagem. O JAWS, software de áudio e uma impressora que decodifica texto em formato pdf em braile. Também são utilizadas ferramentas que auxiliam os usuários e que de certa forma fazem parte do acervo. São as lupas, o próprio jaws e a perkins, máquinas de escrever em braile.
domingo, 5 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário